Quando falamos em alimentação saudável e equilibrada, muitas vezes não nos damos conta da importância da água para a saúde.
Seja nas épocas de tempo seca, seja no calor intenso, é necessário estar atento com a hidratação. Pele ressecada, boca seca, dor de cabeça e até intestino preso podem ser sinais de que seu corpo está pedindo água.

A água é importante para todos os processos vitais do corpo. Ajuda a equilibrar a temperatura corporal, contribui na digestão (principalmente de alimentos ricos em fibras), ajuda na absorção e no transporte de nutrientes, contribui para manter a elasticidade da pele, entre outros benefícios.

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Mas, qual a quantidade de água que devemos ingerir? É comum ouvir dizer que o ideal é beber 2 litros de água por dia, porém, a quantidade de água a ser ingerida varia muito de pessoa pra pessoa.
O corpo vai pedir mais água durante a atividade física para equilibrar a temperatura e repor a água perdida na transpiração; mulheres que amamentam também precisam de mais água para produzir o leite materno; pessoas gripadas ou resfriadas precisam beber mais água para ajudar a fluidificar as secreções. Enfim, beber água diariamente é essencial.

Se pra você colocar a água na rotina é muito difícil, deixar uma garrafinha de água sempre a mão ou na mesa de trabalho para beber ao longo do dia pode ajudar, ou mesmo carregar na bolsa ou no carro. Alimentos ricos em água podem contribuir com a hidratação, como a água de coco e alguns vegetais – melancia, melão, goiaba, abacaxi, alface, tomate, rabanete, nabo etc. Chás e sucos de frutas naturais – de preferência sem açúcar, também contribuem com a hidratação.
Evite refrigerantes e bebidas artificiais, que apesar de conter água na composição, podem conter aditivos químicos prejudiciais à saúde.

Comente a sua bebida favorita e se beber água é tarefa fácil ou difícil para você!