As doenças autoimunes ocorrem quando o organismo passa atacar a si próprio. Elas podem surgir por diversos motivos e a maioria das causas ainda é desconhecida por grande parte dos profissionais da saúde.

Em seu livro “Como tratar doenças autoimunes”, Dr. Tom O’Bryan fala sobre o espectro da autoimunidade.

Segundo ele, uma pessoa pode passar anos com os primeiros sintomas de doença autoimune – dores na juntas, aumento de peso, desequilíbrio intestinal, variações de humor, cansaço, depressão – e jamais receber o diagnóstico de uma doença.

A doença pode demorar anos e anos para se manifestar, e enquanto isso, a pessoa pode estar no espectro da autoimunidade, sentido mau estar e desconfortos diversos e só receber o diagnóstico quando de fato já está com algum dano.

Dr. O’Bryan aborda a relação do intestino e as doenças autoimunes, os alimentos que desequilibram a microbiota intestinal – principalmente glúten, açúcares, leite e derivados – e que causam a hiperpermeabilidade intestinal.

De forma resumida, a hiperpermeabilidade ocorre quando o intestino falha no “controle” do que deveria ser barrado e acaba permitindo a entrada de toxinas e substâncias nocivas no organismo. Assim, o sistema imune é ativado e passa a atacar tais substâncias invasoras e também o próprio organismo.

Dr. Tom O’Bryan sugere algumas estratégias alimentares para evitar ou até mesmo se livrar deste problema.

Dentre uma série de orientações, ele sugere ingerir alimentos que beneficiam a saúde do intestino, como frutas, legumes, hortaliças que são ricos em prebióticos, ômega-3, caldo de osso, maçã cozida, cúrcuma e também os alimentos fermentados.

Dr. Tom O’Bryan está entre centenas de milhares de profissionais e estudiosos que concluíram que a saúde do intestino é a base da saúde geral do organismo e que ao cuidar do seu equilíbrio estaremos evitando diversos distúrbios.

Floranew é um alimento fermentado que combina dezenas de frutas, legumes, verduras e cereais.

Floranew - alimento fermentado natural