Texto escrito pelo Dr. Hiromi Shinya que salienta que cada um é responsável por sua própria saúde. Dr. Shinya relata a sua experiência com a alimentação e a saúde do intestino ao observar pessoas com diversos hábitos de alimentação e estilo de vida.

Quarenta anos atrás, eu utilizei pela primeira vez a técnica da endoscopia para retirar o pólipo do intestino grosso de um paciente. Desde então já cuidei de mais de 300 mil pessoas como médico-cirurgião estomaco-intestinal.

No transcorrer de todos estes processos percebi que o tipo de alimentação, a quantidade de nutrientes, a freqüência com que comemos e a combinação destes fatores são muito importantes para a manutenção da saúde e para a longevidade.

Há uma máxima que diz: “you are what you eat – Você é o que você come”. Esta é uma verdade que eu mesmo comprovei através do meu trabalho com intestinos.

Pessoas que ingerem bastante alimentos frescos e ricos em enzimas têm estômago e intestino saudáveis e bonitos, com superfícies macia e rosada.

Pessoas que consomem bastante leite, queijo, carne, alimentos com bastante aditivos químicos, que vivem em ambiente de estresse e tomam remédios com freqüência têm o estomago e o intestino com aspecto repugnante, com superfície dura e com fezes impregnadas, agravados pelo fato de consumirem alimentos que pouco estimulam as atividades das enzimas.

As sete palavras-chaves para viver com saúde

Para estarmos sempre joviais, saudáveis, sem adoecer, precisamos suprir sempre o organismo com enzimas consumindo alimentos naturais e frescos como verduras, frutas, sashimi (prato típico japonês) que além de gostosos contêm grande quantidade de enzimas.

Por outro lado, sabemos que as verduras e as frutas disponíveis no mercado atualmente tem menor quantidade de vitaminas e nutrientes se comparadas com as de antigamente, por isso é necessário suprir essa deficiência de maneira correta.

Para viver de maneira saudável, com beleza e jovialidade, sugiro 7 palavras-chaves:

  1. Boa alimentação e suplementação alimentar adequada
    2. Água de boa qualidade
    3. Excreção correta
    4. Exercícios físicos moderados
    5. Respiração correta
    6. Descanso e repouso
    7. Sorriso e bem-estar

A sociedade atual está repleta de situações que refletem na sobrecarga de atividades das enzimas presentes em nosso organismo, tornando-as menos eficientes e conseqüentemente, fazendo-nos mais susceptíveis às enfermidades.

Por isso é importante que conheçamos a constituição do nosso corpo e viver com uma determinação clara de que ‘a sua saúde é você quem cuida’.

Tornei-me um parceiro-consultor do Movimento Anew porque me simpatizei com as palavras ‘sua saúde é você quem cuida’ e também por ser, este, um movimento de conscientização em relação à alimentação.

Hiromi Shinya
Graduado pela Juntendo University School of Medicin
Removeu grandes pólipos do intestino sem cirurgia (O primeiro do mundo)
Autor de diversos livros sobre a saúde do intestino.

Conheça o canal da Anew no Youtube.com/AnewBrasil

Vídeos sobre saúde, alimentação e transmissões ao vivo.